domingo, 28 de novembro de 2010

A mulher que compartilhou o que não tinha

Ainda é comum conhecemos pessoas que compartilham seus bens por amor ao próximo, mesmo na sociedade egocêntrica em que vivemos. Na verdade, pessoas com essa natureza liberal são difíceis de encontrar. Mas ainda encontramos luz em meio às trevas.  Mais difícil de encontrar é alguém disposto a compartilhar o que não tem. Isso mesmo!Adivinha onde? Na Bíblia, aliás, ultimamente, só encontro nela coisas que acho difícil encontrar em outros livros: paz, perdão, salvação... Mulheres incomuns, como eu e você!!Tenho algo mui excelente para compartilhar hoje: a provisão divina... “ Veio-lhe então a palavra do Senhor, dizendo: Levanta-te, vai para Sarepta, que pertence a Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente. Levantou-se, pois, e foi para Sarepta. Chegando ele à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco d'água, para eu beber. Quando ela ia buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão contigo. Ela, porém, respondeu: Vive o Senhor teu Deus, que não tenho nem um bolo, senão somente um punhado de farinha na vasilha, e um pouco de azeite na botija; e eis que estou apanhando uns dois gravetos, para ir prepará-lo para mim e para meu filho, a fim de que o comamos, e morramos. Ao que lhe disse Elias: Não temas; vai, faze como disseste; porém, faze disso primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois o farás para ti e para teu filho. Pois assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da vasilha não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. Ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeram, ele, e ela e a sua casa, durante muitos dias. Da vasilha a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do Senhor, que ele falara por intermédio de Elias.”
É isso mesmo que lemos. Deus mandou Elias pedir a quem não tinha nada. A palavra de Deus foi muito clara, Elias sabia que não encontraria tudo pronto, mas encontraria alguém com fé suficiente para sustentá-lo (v.9). É preciso lembrar que as viúvas hebréias eram quase sempre mulheres necessitadas e desamparadas. Como uma viúva sustentaria alguém faminto. Deus precisa muitas vezes agir dentro de situações incomuns para que conheçamos que não foi uma coincidência qualquer... Não foi o acaso que produziu a fé e a obediência de ambos. O Senhor já havia ordenado. Elias sabia, a viúva de Serepta não. Hoje, o Senhor tem ordenanças sobre nós, até que ponto sabemos? Até que ponto obedecemos? Elias creu e foi...
Ao chegar, Elias pode perceber que a viúva não tinha sequer lenha para cozinhar... Parece ridículo, mas somente uma mulher sabe o que é não poder comprar um botijão de gás para preparar a refeição de um filho faminto... Criança não fica quietinha quando tem fome... Ela chora. A fome é a dor da alma que dói no corpo e na mente... Por isso ela jurou que como o Senhor vive ela só tinha um punhado de farinha e cavacos que são restos de lenha que voam quando é rachada em partes menores para servir de combustível para fornos e fogões. Só um parêntese... Lembram do ditado? Cavaco não voa longe do pau? Era com isso que ela prepararia sua ultima refeição para depois morrer, com os restos. Poderiam ser os restos de outras pessoas, poderiam ser os restos de tempos de prosperidade. Talvez você esteja pensando “que ridículo, um ensaio sobre fogões de lenha”.

Não estou propondo isso... Proponho outras divagações... Ela perfeitamente podia se negar, mas ela creu e obedeceu a palavra de conforto de Elias. Ela podia pensar: “Que ótimo! Mais um faminto como eu e meu filho!” Não! Ela ouviu e a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus (Romanos 10:17)! A palavra que precisamos ouvir é esta: Não temas!(v.13) Não ouça as pessoas que te magoam, não escute palavras que te fazem temer! Mas ouça somente palavras que te libertem, dos seus medos, das suas inseguranças e ainda, das suas condições que podem te impedir de ter fé. Porque depois que conhecemos a verdade ela nos liberta (João 8:32).  A promessa era de que nada faltaria até que a chuva viesse sobre a terra! E não foi diferente! Não tenha medo, se Senhor disser algo, faça  o que ele te pedir até que a chuva de Deus venha sobre a sua vida.
O Senhor naquele dia providenciou muito mais do que o pão que alimenta e que tornarmos a ter fome. Ele providenciou para a viúva o alimento físico e espiritual, ela pode exercitar a fé e a confiança. Observe que quem comeu primeiro foi Elias. Este  pode aprender nem sempre as coisas estarão prontas para ele, quando estava na caverna o corvo o levou alimento até ele, agora ele teria de buscar seu alimento, influenciar pessoas para o bem e crer que lá onde Deus ordenou encontraria uma pessoa tão incomum que seria capaz e compartilhar o que não tinha.
Quantas mulheres sofrem hoje por compartilharem o que não tem? Afeto, compreensão e paciência, muita paciência. A paciência, que às vezes não temos, é aquela que Deus acrescentou a sua botija até que haja uma chuva sobre sua vida, um transbordamento sobre seu coração. Muitas vezes em prol de suas famílias, dividem o tempo que não tem com suas casas e empregos. Com seus filhos e a igreja. Elas são compreendidas? Não, mas elas ouvem o “Não temas”! Esse trabalho todo não será vão no Senhor(1 Coríntios 15:58)! Mas é difícil compartilhar o que não temos, às vezes nossos olhos choram para ver quem amamos sorrir... Nossa reserva é esvaziada ao limite enquanto aguardamos a chuva. Só que temos certeza de que ela virá. “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” (Hebreus 11:1) A sua fé é capaz de fundamentar o que ainda não existe. A sua fé prova a existência das coisas que ainda não são. Pense nisso, pense nas coisas que você não tem. Inclusive na falta de reconhecimento das pessoas que ama. 
Por Juliana Sanches

sábado, 20 de novembro de 2010

Ainda sobre a Mulher Cananéia...

Estive com um livro bem interessante em mãos... "Aprendendo com uma mulher extraordinária" do Pr. Silas Malafaia.
O livro trata exatamente da Mulher Canaéia, assunto que refletimos a pouco...uma leitura leve e bem estruturada. Não trata de assuntos essencialmente femininos como me sugentionou o título, mas de assuntos que com certeza são muito pertinetes a nossa caminhada cristã.

Por Juliana Sanches

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Entre a mesa e as migalhas

Pode até não parecer, mas a sentença acima se trata da dúvida entre duas alternativas: que tipo de mulher eu sou? A que se assenta na mesa? Ou a que busca somente as migalhas? Temos um Deus de abundância espiritual e não percebemos, porque não olhamos para o alto. Deus nos quer na mesa e não catando migalhas...
Bom... Já que comecei a história do fim... Deixe-me recomeçar... Aliás, recomeçar é sempre bom! Certa vez andando pela terra Jesus encontrou-se com uma mulher que sabia quem ela era, e não estou falando de RG, CPF, endereço... Estou falando de saber quem somos em Cristo, na verdade até sabia quem ela não era também... O que é um avanço incrível, calma... Não estou te fazendo raiva... Deixe-me contar: “Ora, partindo Jesus dali, retirou-se para as regiões de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher Cananéia, provinda daquelas cercanias, clamava, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim, que minha filha está horrivelmente endemoninhada. Contudo ele não lhe respondeu palavra. Chegando-se, pois, a ele os seus discípulos, rogavam-lhe, dizendo: Despede-a, porque vem clamando atrás de nós. Respondeu-lhes ele: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então veio ela e, adorando-o, disse: Senhor, socorre-me. Ele, porém, respondeu: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.Ao que ela disse: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.Então respondeu Jesus, e disse-lhe: ó mulher, grande é a tua fé! seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã.” (Mt 15:21-28)
Ela tinha uma súplica, e não foi prontamente atendida por Jesus... (v. 22, 25 e 27) ao contrário do que nós mulheres pensamos, nem sempre podemos ser atendidas de imediato, às vezes precisamos clamar mais uma vez e mais outra e mais outra... A mulher Cananéia clamou três desesperadoras vezes, mas o fato de Jesus não responder não quer dizer que ele não ouviu. Uma mulher que não tinha nome. Mas isso demonstra que era marcante sua origem, o lugar de onde veio era mais importante do que seu nome, ela sabia para quem Jesus tinha vindo e não era para ela, era para um povo que não era o dela. Ainda sabia que não era à toa que multidões o seguiam, não era à toa que sua presença era tão divina, havia nele algo tão celestial e um amor tão grande exalava de suas palavras que a fé que nasceu no coração dela fez com que ela acreditasse que em nome desse amor Ele inclinaria seus ouvidos ao seu clamor de mãe. Jesus parecia não se importar. Qual é o nosso clamor? O que tem feito com que todos pensem e digam que estamos importunando, ou gritando(v.23)? Realmente só você e o pai saberão...
Quem somos em Cristo? Somos da casa ou somos Cananéia? Somos a Cananéia que perseverou... Somos a geração que busca, somos aquelas que não eram dignas, somos estrangeiras em terra estranha, você e eu somos a Cananéia que clamava, que perseverava... Não somos as mulheres da casa de Israel que rejeitaram o mestre. Não podemos nos envergonhar de dizer: “Socorre-me” por mais uma vez... A fé vem pelo ouvir, o que você tem ouvido hoje mulher? Ouça a voz de Deus, pois é ela quem te diz: “Diga o fraco sou forte, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. A fraqueza dela era não ter nascido na casa de Israel, mas isso fez com que ela ADORASSE e dissesse socorre-me.
Dessa forma, “pronuncie” com sua vida e declare oralmente aquilo que você crê. Tudo que você espera só será real se for fruto de uma fé perseverante. Jesus tinha uma dura resposta para aquela mulher, mas a fé dela foi surpreendente. Deus não resiste mesmo a um coração quebrantado, Ele não despreza a um coração contrito. A mulher sábia edifica seu lar. E o lar dela foi edificado naquele dia.
Uma das mais belas imagens da bíblia encontra-se no livro de Salmos: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.” (Salmo 23:5) Quando disse que ela sabia quem era e quem ela não era, lembra? Pois é, ta aí!!! Ela sabia que a mesa de Deus ainda não era para ela, mas sabia que seria alvo da misericórdia de Jesus. Ela escolheu sentar-se à mesa, embora não pudesse, pediu as migalhas e Jesus deu o pão!!!
E por fim, a pergunta que não quer calar: porque Jesus demorou tanto para respondê-la? Ele já sabia o quanto ela tinha fé... Não da pra entender realmente. Se você não sabe por que Deus não te respondeu, saiba que você não precisa saber, precisa apenas confiar.  
Por Juliana Sanches